TCC – Terapia cognitivo-comportamental
A TCC norteada no pressuposto que emoções, sentimentos e
comportamentos são influenciados pela nossa cognição.
Terapia cognitivo-comportamental – TCC
iniciou-se na década de 60 com Aaron Beck. Buscando subsídios nas pesquisas mais recentes das neurociências e nas psicopatologias apresentando evidencias por meio de pesquisas fez da TCC a primeira escolha para muitos tratamentos como os transtornos de personalidade, ansiedade e depressão citados pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
A TCC norteada no pressuposto que emoções, sentimentos e comportamentos são influenciados pela nossa cognição, ou seja, como processamos as informações por meio de pensamentos, memórias e aprendizagem de um modo geral. Partindo desta primícia pode se dizer que o bem-estar e o sofrimento humano consiste principalmente em como se processa atribui significado às situações vividas.
A ideia é flexibilizar as interpretações distorcidas que geram sofrimento ou inibe o bem-estar. Para isso é necessário compreender os conflitos no presente ou passado para assim levantar hipóteses de como a pessoa pensa ou quais significados atribui as suas experiências de vida.
A TCC se destaca pelo trabalho colaborativo, em que o cliente e terapeuta juntos traçam estratégias e metas para as sessões, bem como o passo a passo a ser tomado. É um trabalho ativo e prático.
Existem muitas evidências de resultados satisfatórios da TCC em problemas de relacionamento, questões de desempenho, autoestima, insegurança, como também em transtornos de humor, ansiedade, transtornos alimentares, sexuais, de personalidade e dependência.
Entre em contato e agende seu horário.